CCS celebra nova era da instituição com rebranding total da marca
A Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) lança nesta segunda-feira, 31, na sua sede, em Achada Santo, às 17 horas, a sua nova imagem corporativa. Trata-se de um rebranding total da marca, que, ao mesmo tempo que incorpora o alargamento do âmbito institucional da entidade e a nova estrutura de governança representada pela nova sigla (CCS), dota a marca de um caráter mais contemporâneo.
Antes …
A história do associativismo em Cabo Verde é centenária, precede a existência de Cabo Verde como país. Na linha da frente deste movimento esteve sempre o setor privado. Assim, em 1918, nascia a Associação Comercial, industrial e Agrícola de Sotavento, que congregava os que exerciam profissão de comerciante, visando defender e promover os seus interesses.
Anos mais tarde, em 1995, nasceria a Câmara de Comércio de Sotavento. Até poucos dias atrás, um farol simbolizou aquilo que a instituição quis ser e foi para a classe empresarial: um ponto de referência que, com a sua “luz”, indicou o caminho aos “navegadores” (seus associados), afastando-os dos perigos que os espreitavam enquanto faziam seus negócios.
Hoje a CCS tem um papel mais abrangente. Representa mais sectores, mas é, sobretudo, o principal interlocutor do setor privado junto do governo e de outras instituições, e cuja missão primordial é reunir todas as condições que conduzem ao desenvolvimento do setor empresarial e, depois, “entregá-las” aos interessados, novatos ou veteranos.
…. E agora
Esta nova identidade pedia uma nova imagem. É, por isso, com imenso orgulho e grande satisfação que a CCS vos apresenta o seu novo logotipo.
As cores
Iguais aos dos logotipos anteriores, as cores do novo logotipo cultivam uma semelhança visual que conforta, ao estabelecerem uma ponte com o passado.
O amarelo, que faz lembrar a luz, representa a orientação e a transparência que se exige à CCS, enquanto o azul, por ser uma cor sóbria, transmite a ideia de suporte institucional e segurança que os associados esperam da instituição. Já o vermelho, como cor vibrante que é, passa a ideia de dinamismo e identifica a CCS como ponto focal para todos os setores sob sua alçada.
O símbolo
É composto por um globo, mais os meridianos, que simbolizam o mercado regional e mundial, assim como por paralelos que, apresentados sob a forma de círculos e semicírculos concêntricos, representam o princípio de networking e, sobretudo, a ideia de ligação da classe empresarial de sotavento ao resto do país e do mundo. Juntos, estes três elementos ainda remetem para a localização geográfica de Cabo Verde e, em particular, da região a partir de onde opera a CCS, o sul do país. A tipografia é moderna, tanto no logo como nos materiais gráficos, e reforçam a ideia de equilíbrio, confiança e segurança
Juntos compõem a imagem de marca da Câmara de Comércio de Sotavento, a qual deve ser usada em todas as suas ações de comunicação, publicidade, sinalização e merchandising.